De forma muito simples, RSS (também conhecidos simplesmente por feeds, ou feeds de RSS) são basicamente agregadores de informação. Geralmente podem ser obtidos sob a forma de um link, que é injectado num agregador escolhido pelo utilizador (o NetVibes e o iGoogle são dos mais utilizados).
Dando exemplos, o site do Público (e todos os sites noticiosos) têm um feed de RSS que disponibiliza um acesso rápido às notícias, e que é automaticamente actualizado sempre que é lançada uma notícia. No agregador, o que o utilizador vê é uma lista dos títulos da notícia, e quando lhes clica, a notícia expande.
O mesmo se aplica aos blogs: em vez de se visitar 10 blogs por dia, página a pagina a ver o que há de novo, pode-se simplesmente manter uma página de "Blogs" num agregador com a lista dos cabeçalhos dos últimos posts por cada blog. Assim, é possível obter e ler a informação de qualquer site sem os sequer visitar.
No meu caso, sendo a minha homepage a do iGoogle, tenho vários separadores por diferentes categorias, e assim consigo ver diariamente notícias recentes de dezenas de sites sem nunca os abrir, vendo tudo no agregador.
Continuando com o exemplo do Público, este até separa as notícias por Categoria, pelo que podem apenas receber notícias de um determinado tema:
http://static.publico.clix.pt/homepage/site/rss/Alguns fóruns disponibilizam "feeds" directos para os últimos posts, ou os não lidos, para um utilizador.
Espero ter dado umas luzes!